A dexametasona canina utiliza doses de efeitos secundários

Efeitos secundários da dexametasona para cães

No entanto, o teste de estimulação ACTH está longe de ser o único custo a considerar quando o seu cão é diagnosticado com a doença de Cushing – ou talvez esteja apenas a ser examinado como parte do diagnóstico. Outra condição endócrina.

Dexametasona para cães: utilizações, doses e efeitos secundários

Tudo sobre dexametasona e outros corticosteróides

A dexametasona é um poderoso anti-inflamatório e imunossupressor que pode tratar várias condições em cães. É mais potente que a prednisona e 30 vezes mais potente que as hormonas cortisol esteróides que os cães produzem naturalmente nas suas glândulas supra-renais.

Este medicamento é prescrito para cães com alergias ou artrite, bem como outras condições causadas pela resposta demasiado activa do sistema imunitário às ameaças percebidas.

Requer uma prescrição do seu veterinário. Deve seguir as instruções à letra, pois uma utilização inadequada pode causar mais infecções e efeitos secundários. Pode facilmente encomendar dexametasona em linha com uma receita para o seu veterinário.

Isto é o que precisa de saber sobre os usos, doses e efeitos secundários de Dogsone para cães.

O que faz a dexametasona?

A dexametasona é um tipo de hormona esteróide sintética chamada glucocorticóides e é utilizada principalmente pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Esteróides evocam imagens de musculturistas. Estes esteróides pertencem ao grupo dos anabolizantes, ou seja, fortalecem os músculos do corpo. A dexametasona é um esteroide catabólico, o que significa que os músculos podem ser metabolicamente destruídos. Tal como os humanos, os corpos dos cães contêm hormonas naturais como o cortisol. A dexametasona é cerca de 25 vezes mais potente do que o cortisol.

A utilização de dexametasona num cão impede o corpo de formar uma reacção inflamatória típica. O corpo do cão reage com o seu processo natural de inflamação, que pode variar desde reacções inflamatórias muito ligeiras, tais como prurido, até anafilaxia. Como esteróide, tem um prazo de validade muito longo em comparação com outros esteróides normalmente prescritos em medicina veterinária, como a prednisona. Uma única dose pode durar três dias no corpo do seu cão.

Para que são utilizados os esteróides nos cães?

Os corticosteróides são geralmente utilizados para o tratamento de várias condições caninas, mas a dose e a duração do tratamento varia consoante a natureza da condição do seu cão.

Em doses baixas, os corticosteróides são utilizados para tratar a inflamação associada a:

  • Bronquite
  • Outras condições respiratórias
  • alergias
  • Dor nas articulações
  • Comichão na pele 5

Em doses mais elevadas, são prescritos corticosteróides para tratar condições auto-imunes e doenças adrenais em cães, como por exemplo:

  • A doença de Addison
  • Lúpus
  • Anemia hemolítica auto-imune 6

Efeitos secundários

Doses a curto prazo deste medicamento não costumam causar problemas. Contudo, quando o tratamento é a longo prazo, podem existir efeitos secundários que devem ser tidos em conta. Os efeitos secundários mais comuns são:

  • Retenção de água.
  • Insuficiência adrenal: os corticosteróides são uma forma sintética de hormona cortisol produzida pelo organismo, pelo que, quando utilizados por um período prolongado de tempo, podem causar insuficiência adrenal.
  • Infecções secundárias: Como o sistema imunitário é limitado, o cão é susceptível à infecção por outras bactérias, fungos ou vírus.
  • Redução da produção de leite.
  • Em geral, estes efeitos secundários desaparecem no final do tratamento com dexametasona. Contudo, em casos de insuficiência adrenal, o medicamento é normalmente retirado gradualmente para que o organismo se adapte à produção natural da hormona.
  • A importância de ir ao veterinário
  • Como pode ver, a utilização de dexametasona deve ser prescrita e seguida pelo veterinário, uma vez que pode causar problemas ao seu animal. Não seleccione o seu cão, pois as consequências podem ser fatais; a saúde do seu cão não é um jogo.
  • Poderá estar interessado nisto.
  • Armazenamento de dexametasona
  • A dexametasona deve ser mantida a temperaturas controladas entre 68 e 77° F, mas confirmar sempre os requisitos de armazenamento através da consulta do rótulo. Manter o recipiente bem fechado para o proteger da humidade e da luz.

Os medicamentos compostos devem ser armazenados de acordo com o rótulo da farmácia de compostagem.

Mantê-los fora do alcance das crianças e dos animais de estimação.

Nenhum editor veterinário ou revisor qualificado recebeu compensação do fabricante do medicamento na criação deste artigo. Todo o conteúdo deste artigo é de fontes públicas ou do fabricante.

Imagem estrela: Istock. com / chabala

Aplicações

É um medicamento prescrito que pode ser utilizado para tratar uma série de problemas de saúde como asma, urticária, alergias, doenças relacionadas com a pele, doenças do sistema nervoso, emeritância por choque, artrite, trombocitopenia, inflamação, síndrome nefrótica, doença inflamatória intestinal, neoplasia, problemas relacionados com os olhos, etc.

● Para aliviar a dor das inflamações e erupções cutâneas associadas às alergias e reduzir o inchaço.

● Em combinação com outros medicamentos, pode ser usado para tratar os olhos, ouvidos e pele grave.

● Também pode ser usado em doses elevadas de rotina para tratar traumas ou choques de emergência na medula espinal e reacções anafilácticas.

● Pensa-se também que seja utilizado no tratamento de certos tipos de cancro.

● Pode administrar cães antes e depois da cirurgia com antibióticos para ajudar no processo de cura e prevenir infecções.

Ketoconazol para cães: utilizações, doses e efeitos secundários ��

O que é o teste de supressão de dexametasona em dose baixa??

Para determinar o tipo de doença de Cushing que um cão sofre, o seu veterinário pode sugerir-lhe que efectue um teste de dexametasona em dose baixa.

Num cão saudável, existe um ciclo de feedback negativo entre ACTH da hipófise e cortisol das glândulas supra-renais. Este ciclo de feedback negativo permite que o corpo altere rapidamente o cortisol sanguíneo.

Neste teste, o cortisol sintético, dexametasona, na corrente sanguínea é injectado. Para imitar o que acontece no ciclo de feedback negativo. Em cães saudáveis, eliminaria o ACTH.

Cálculo de doses de medicamentos veterinários

Em cães com doença de Cushing, o ciclo de feedback negativo desapareceu completamente ou diminuiu à medida que o cortisol é definitivamente elevado.

Se a doença de Cushing for Pitui’s

Se a doença de Cushing se deve a uma mudança dentro da glândula adrenal, o ciclo de feedback negativo já foi perdido. Neste caso, ACTH tem pouco ou nenhum efeito sobre a secreção de cortisol das glândulas supra-renais. Portanto, a injecção de dexametasona não activará o ciclo de feedback negativo, e não veremos uma redução nos níveis de cortisol nas amostras de sangue.

Na maioria dos casos, é necessária uma combinação de testes para confirmar o diagnóstico da doença de Cushing. No entanto, são necessários mais exames paraclínicos. Estes testes podem incluir raios-X ou ultra-sons ou ressonância magnética ou TAC para demonstrar a presença de tumores na hipófise ou nas glândulas supra-renais.

Felizmente, a síndrome de Cushing é geralmente fácil de diagnosticar com base em sintomas clínicos e testes de estimulação ACTH, e você e o seu veterinário podem começar a estabelecer um plano de tratamento.

A maioria dos veterinários tratam ambos os tipos de doença de Cushing com medicamentos. O único tratamento disponível é a remoção do tumor, o que só é possível se a doença de Cushing estiver relacionada com as glândulas supra-renais. Contudo, a remoção de um tumor da glândula adrenal é uma operação que pode ser arriscada e muito complexa.

Esteróides em cães e gatos: deve evitar a prednisona? (Guia essencial!) – Dicas sobre o veterinário de animais de estimação

Um velho Labrador está no chão. Mal se consegue mexer, mas é afectuoso e um amigo maravilhoso. Poderia ser um meio agricultor, I …

Um cão golden retriever fecha-lhe os olhos e enfia-lhe a língua para fora enquanto o seu dono lhe dá uma almofada diária.

Os meus animais

161 | CORTISONA PARA CACHORRO E GATO – EFEITOS COLATERAIS

DEXAMETASONA: USO INCORRETO PODE SER PERIGOSO

Exame para hiperadrenocorticismo canino

Dexametasona: em que casos deve ser utilizada

Rate article